Passatempo

Diário - 12/2006

Casal

Fêmea (Verde) X Macho (Malhado)

A fêmea apareceu em minha casa e após um mês de capturada resolvi juntá-la com o macho cuja parceira já havia encerrada a postura.

Histórico

- 21/12

* ??:?? --- 1º OVO

Após mais ou menos 2 semanas o primeiro ovo é posto. Diferentemente do que ocorrria com a outra fêmea com esta as brigas não ocorrem e o macho passa a maior parte do tempo fora do ninho.

- 23/12

* ??:?? --- 2º OVO

Um segundo ovo é posto e as aves aparentemente estão se relacionando muito bem. O macho tem se mantido fora do ninho e a fêmea sai uma ou duas vezes por dia para eliminar fezes e alimentar-se. Algumas vezes o macho entra no ninho e nenhuma briga é deflagrada.

- 25/12

* 15:?? --- 3º OVO

Notei, inspecionando, que ele estava um pouco sujo de sangue, espero não ser nada demais. A novidade é que o macho está entrando no ninho com mais frequência gerando confusão e fazendo com que a fêmea saia. Por precaução, bloqueei temporariamente a entrada do ninho.

- 27/12

* 13:20 --- 4º OVO

O macho está mais assíduo ao ninho e gerando alguma pertubação a fêmea, mas como os ovos parecem não estarem sofrendo qualquer tipo de escoriação não vou interferir ainda e permitir que o casal entre num entendimento.

- 29/12

* ??:?? --- 5º OVO

O macho continua causando alguma pertubação, mas nada muito preocupante. Continuarei não interferindo e ver no que vai dar.

- 31/12

* ??:?? --- 6º OVO

Não contava com mais este ovo, mas ele veio. E para minha alegria ao colocar os demais ovos contra a luz constatei que os embriões estão em franco desenvolvimento. O macho está mais tranquilo e a fêmea mais sossegada em seu ninho, tomara que continuem assim.

- 09/01

* 09:30

Ontem o primeiro ovo deveria ter eclodido e como isso não aconteceu resolvi inspecioná-los. Dois não estavam bons e espero que um deles seja o primeiro. Os demais estão bons, torço para que os filhotes estejam bem.

- 10/01

* 08:30 --- 1º Nascimento

Agora cedo escutei um filhote piando no ninho, logo que a fêmea saiu fui verificar. O rebento ainda estava dentro do ovo, esse com várias ranhuras o que me fez deixá-lo como estava e aguardar.

* 11:40

O filhote tem piado bastante, mas ainda não saiu do ninho. Com medo dele estar tendo alguma dificuldade e sentindo fome resolvi ajudá-lo quebrando parte do ovo. De volta ao ninho pude observar a mãe alimentando-o cuidadosamente. Espero ter tomado a decisão certa.

- 12/01

* 08:00 --- 2º Nascimento

Ao remover o fundo da gaiola para trocar o jornal deparei-me com uma casca de ovo. Ao inspecionar o ninho lá estava o segundo filhote. O primeiro, apesar da ajuda para sair do ovo, aparenta estar muito bem e visivelmente um pouco maior e mais ativo que seu irmão.

- 13/01

* 09:20

Mais cedo o casal acabou brigando dentro do ninho, com isto não me restou outra alternativa, retirei-o da gaiola. Tudo acalmado fui verificar como estavam os filhotes e ovos. Os filhotes estavam na extremidade oposta do ninho, provelmente arrastados quando as aves sairam aflitas do ninho. A própria mãe encarregou-se de recolocá-los no lado certo do ninho. Ao inspecionar um dos dois ovos restante escutei o piar de um filhote vindo de dentro. Como o esperado é que ele venha a nascer amanhã, resolvi apenas aguardar.

* 12:00 --- 3º Nascimento

Não era esperado mas aconteceu. Percebi devido há uma banda da casca do ovo no fundo da gaiola. O filhote parece estar bem, vamos ver o que o tempo dirá.

- 15/01

* 13:56

Hoje fiz um vídeo, clique na foto abaixo para vê-lo.

- 16/01

* 12:00 --- 4º Nascimento

Como era esperado o último filhote deu o ar da graça. Seus irmãos estão indo bem e sendo alimentados pela mãe.

- 17/01

* 09:35

Fiz mais um vídeo hoje e pude perceber como os irmãos mais velhos estão bem maiores que o caçula. Se tudo correr bem, logo ele irá alcançá-los.