Software Livre

FILME NARRA CRIAÇÃO E CRESCIMENTO DO LINUX

Heloisa Helena Lupinacci - 11/09/2002

Fonte: Folha Online S. Paulo

"Revolution OS" conta a história de hackers que se rebelaram contra a Microsoft e criaram o GNU/Linux e o movimento Fonte Aberta.

Esse é o fio condutor do documentário sobre a criação do Linux, sistema operacional que há algum tempo vem tirando o sono da gigante Microsoft.

Exibido em diversos festivais de cinema norte-americanos, com dois prêmios, o documentário passou em cinemas em agosto em San José, na Califórnia.

Filmado no Vale do Silício, narra o nascimento e o crescimento do Linux e como o sistema operacional com código de fonte aberto teria virado uma ameaça ao "modo de vida Microsoft".

Durante os 85 minutos de filme, há entrevistas com o finlandês Linus Torvalds, criador do Linux, Richard Stallman, fundador da GNU, organização que luta pela popularização de softwares livres, e outras pessoas envolvidas no processo de concepção do Linux.

Olhar de fora

O diretor do filme, J.T.S. Moore, ao contrário do que se pode pensar, não é um fissurado por computadores e sistemas operacionais.

"Quando comecei as filmagens, eu tinha basicamente a mesma perspectiva sobre Linux e fonte aberta que eu acho que todas as pessoas que não estão envolvidas com tecnologia têm hoje", diz Moore.

"Eu sabia da existência do Linux, mas eu não sabia nada mais além do fato de que ele era um tipo de sistema operacional. Eu não fazia idéia de qual era o significado do termo fonte aberta", relata na página oficial do filme.

Diz ainda: "A minha abordagem com o documentário foi a de alguém de fora olhando para tudo isso". Mesmo tendo sido dirigido por uma pessoa que se considera "olhando de fora", o filme agradou muito aos que entendem de computador.

Empresas como HP, IBM e Dreamworks promoveram exibições para seus funcionários. Essa, aliás, é a única maneira de assistir ao filme por enquanto: alugando cópias da fita, o que pode ser feito no próprio site.

Está previsto para a segunda metade deste mês o lançamento do documentário em DVD ou fitas VHS. Será possível comprar o filme também no site.

Mas, se a curiosidade for grande, você pode assistir aos primeiros oito minutos do vídeo ou a um trailer de "Revolution OS" em www.ifilm.com.